Total Security - www.totalsecurity.com.br
Segurança
Sexta - 03 de Março de 2006 às 15:55
Por: escritor

    Imprimir


Pacotes de segurança incluem tudo o que você precisa para manter seu computador mais protegido.Confira teste com oito opções:

Bons tempos aqueles quando bastava ter antivírus para estar livre de ameaças virtuais. Hoje, além dessa ferramenta, o kit de sobrevivência na internet exige pelos menos um bom firewall para barrar o ímpeto dos hackers. E armas como anti-spam (afinal, grande parte das pragas chega por email) e software anti-spyware são muito bem-vindas. Para quem busca uma proteção ampla, as empresas de segurança oferecem pacotes que concentram vários desses utilitários e trabalham de maneira integrada e simplificada.

Para completar, sai muito mais barato adquirir as chamadas suítes de segurança do que pagar cada produto separadamente. Mas qual solução escolher? Para ajudá-lo nessa empreitada, PC WORLD avaliou oito pacotes: AVG 7.1 + Firewall, da Grisoft; F-Secure Internet Security 2006, da F-Secure; Kaspersky Personal Security Suite 1.1.53, da Kaspersky Lab; Internet Security 2006, da McAfee; Norton Internet Security 2006, da Symantec; Titanium 2006 Antivirus+ Antispyware, da Panda; PCcillin Internet Security 2006, da Trend Micro; e ZoneAlarm Internet Security Suite, da Zone Labs. Clique aqui(http://pcworld.com.br/idgestaticas/comparativos/escolhaSuasArmas/) para ver o quadro comparativo.

Os programas foram submetidos a uma maratona de testes, que incluiu o contato com 87 diferentes pragas virtuais entre vírus, cavalos-de-tróia, worms e espiões, varredura de portas e ataques aos sistemas e execução de dez tipos diferentes de mensagens de phishing scam. Também foram contabilizados o número de recursos disponíveis, tempo de rastreamento e o número de arquivos verificados no sistema, além da facilidade de uso. Para avaliar os softwares de segurança, foi utilizado um computador com processador Pentium 4 de 2,4 GHz, 512 MB de memória e sistema operacional Windows XP Professional com o Service Pack 2 e todas as últimas atualizações. Foi criada uma imagem do disco que serviu como base para todos os testes, garantindo a igualdade de condições.

Feitas as contas, o título de Best Buy vai para o produto da Kaspersky Labs por uma margem muito pequena – apenas meio ponto. O Personal
Security Suite 1.1.53 foi seguido de perto pelas soluções da F-Secure, McAfee, Symantec e Trend Micro. O produto da empresa russa, que reúne antivírus, firewall e anti-spam, não está na lista dos mais completos, mas se destacou nos testes de desempenho com a identificação do maior número de pragas virtuais, com 75 ameaças do total de 87.

Além disso, brecou 90% das mensagens de phishing scam, impedindo que e-mails fraudulentos que se passavam por charges do site Humor Tadela, fotos sensuais da atriz Samara Felippo ou cobranças da Embratel, entre outros, instalassem cavalos-de-tróia e spywares utilizados para o roubo de números de contas bancárias e senhas. Também foi o pacote que verificou o maior volume de arquivos, teve baixo consumo de memória e trabalhou adequadamente quando o assunto foi firewall, barrando todas as investidas.

Mas quem optar pela solução da Kaspersky não deve esperar um programa dos mais fáceis de utilizar. Disponível em inglês, o produto não possui uma interface centralizada, o que dificulta o acesso aos recursos. Também surge como o pacote mais caro, cotado a 149 reais. Quando o assunto é facilidade de uso, merecem destaque o Internet Security Suite 2006, da McAfee, e o Norton Internet Security 2006, da Symantec. Ambos trazem interface intuitiva em português e grande volume de recursos.

O produto da McAfee agrupa os programas VirusScan, Personal Firewall Plus, SpamKiller e Privacy Service, disponíveis a partir de um console central batizado como Security Center. Inclui ainda recursos para controle de acesso à internet, indicados para pais preocupados com a navegação de seus filhos pequenos. Nas provas de desempenho mostrou performance apenas regular, a exemplo do Norton Internet Security 2006. A solução da Symantec, que também traz antivírus, firewall, anti-spam e controle de conteúdo, facilita a vida do usuário ao automatizar funções como o acesso à internet de programas vitais para navegação, como o Internet Explorer ou o aplicativo Generic Host.

Outra ferramenta amigável testada foi o PC-cillin Internet Security 2006, da Trend Micro. Apesar de ter sido avaliada em sua versão em inglês (o produto em português deve estar disponível em março), a suíte mostrou facilidade para instalação e navegação, além de recursos como detecção de intrusos em redes sem fio. Nas provas de desempenho, o programa também não empolgou. Encontrou 66 ameaças de 87 possíveis e barrou 60% das fraudes online.

Seu filho costuma extrapolar no uso da internet? Entre os vários recursos do pacote Internet Security 2006, da empresa finlandesa F-Secure, há a trava de tempo, que permite limitar o horário de navegação, além da ferramenta para a restrição de acesso a sites. A solução permite a criação de relatórios detalhados sobre varreduras e pragas identificadas e inclui notícias sobre segurança - pena que esse recurso esteja em inglês.

Mais conhecida por seu eficiente firewall ZoneAlarm (que tem versão gratuita para download), a Zone Labs reúne no ZoneAlarm Internet Security Suite, além de antivírus, firewall e anti-spam, soluções como software para proteção de programas de mensagens instantâneas, detecção de acesso a rede sem fio e controle de informações sigilosas. Para completar, sua navegação é bem intuitiva, apesar de o software estar disponível em inglês. Mas mostrou um desempenho modesto na identificação do lote de ameaças usado no teste.

Quem busca uma opção econômica pode contar com o Titanium 2006 Antivirus + Antispyware, da Panda, ou o AVG 7.1 + Firewall, da Grisoft. O primeiro está cotado a 72,90 reais e o segundo sai por 129 reais, mas sua licença é de dois anos de uso, contra um ano de todos os outros pacotes avaliados. Ao ser instalado, o Titanium já fez uma verificação rápida do equipamento e apontou 20 spywares. Em seguida, identificou um “invasor” na rede Wi-Fi utilizada nos testes. Detalhe: era a própria máquina utilizada por PC WORLD que, ao ter seu acesso bloqueado, parou de se conectar à web.

O produto da Panda também foi o único a permitir a conexão durante o LeakTest (grc.com/lt/leaktest.htm), que avalia a segurança do firewall. Com uma interface que lembra o velho Windows 3.1, o AVG 7.1 + Firewall é um produto enxuto que reúne antivírus e ferramenta para combate à ação de hackers. Apesar de seu bom desempenho ao enfrentar os golpes de phishing, foi o penúltimo em identificação de pragas.


Veja mais:


Confira quadro comparativo dos pacotes de segurança(http://pcworld.com.br/idgestaticas/comparativos/escolhaSuasArmas/)


Opções de programas e serviços de segurança gratuitos e cartilhas de recomendações(http://pcworld.uol.com.br/reviews/2006/02/02/resolveuid/bff599cfe38ca32e3f1cfdc5458f1d0c)


Fonte:PC WORLD





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/1252/visualizar/