Total Security - www.totalsecurity.com.br
Gerais
Sexta - 10 de Fevereiro de 2006 às 19:09
Por: escritor

    Imprimir


O Google pretende lançar nesta quinta-feira (09/02) uma nova versão beta gratuita da sua aplicação de busca para desktop e web que amplia as funções da barra, painel que traz informações de diferentes fontes.No beta do Google Desktop 3, a barra pode ser divida em painéis individuais que podem ser colocados em partes diferentes da tela, disse Sundar Pichai, diretor de gerenciamento de produtos.

O painel da barra oferece aos usuários acesso a e-mail, notícias, informações sobre o tempo, fotos e ações, além dos feeds de sites selecionados.

Outra melhoria acrescentada à barra é a capacidade de compartilhar conteúdo com outros usuários, enviando-os diretamente para a barra de outra pessoa ou via mensagem instantânea - em ambos os casos por meio de uma integração com o Google Talk.

O conteúdo também pode ser compartilhado via e-mail, por meio de uma interface direta da barra.

Para fazer o compartilhamento direto, os dois usuários têm que ter o Google Desktop 3 beta instalado, mas o envio por Google Talk e e-mail não exige o mesmo.

Esta nova capacidade colaborativa é a mais relevante atualização do sistema, porque acrescenta a dimensão da computação social ao produto, disse Greg Sterling, analista do The Kelsey Group.

Como as funções do Google Desktop podem ser estendidas por meio de APIs (application programming interfaces), será interessante ver o quanto desenvolvedores terceiros vão ampliar o aspecto de computação social do produto, segundo ele.

Além das mudanças na barra, o novo Google Desktop também permite ao usuário buscar informações em dois ou mais computadores.

Assim, se o usuário está em seu trabalho, pode buscar um arquivo no PC da sua casa, bastando ter o Google Desktop 3 Beta instalado nos dois equipamentos.

Depois que o usuário escolhe o que quer encontrar em todos os computadores, o Google faz cópias dos arquivos e salva nas duas máquinas.

Durante o processo, os arquivos ficam armazenados nos servidores do Google.

O Google Desktop 3 beta roda em Windows XP, Windows 2000 Service Pack 3 e versões posteriores.

Está disponível em inglês, por enquanto, mas o Google planeja lançar versões em 15 outras línguas.

A aplicação pode ser baixada em http://desktop.google.com.

A versão corporativa ainda está no beta 2, por isso os recursos não estão inclusos.




Fonte: IDG Now!

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/1121/visualizar/