Total Security - www.totalsecurity.com.br
Windows
Quinta - 30 de Outubro de 2003 às 09:59

    Imprimir


""Ele será o maior lançamento da década, o maior desde o Windows 95"", disse Gates, durante o discurso de abertura do PDC...A década digital está apenas começando, diz Bill Gates, presidente e arquiteto-chefe de software da Microsoft. Para demonstrar isso, ele demonstrou oficialmente pela primeira vez o Longhorn, próxima versão do Windows - mas com lançamento previsto apenas para 2006.

"Ele será o maior lançamento da década, o maior desde o Windows 95", disse Gates, durante o discurso de abertura do PDC, a conferência de desenvolvedores profissionais da Microsoft, que começou hoje em Los Angeles.

Com o Longhorn, a Microsoft vai lançar um novo sistema unificado de armazenamento denominado WinFS, ou Windows Future Storage. Esse sistema é o "cálice sagrado" para Gates. "Venho falando sobre isso há uma década e finalmente aqui está", afirmou.

Junto com um novo mecanismo chamado Avalon sob a interface de usuário do Longhorn, o WinFS promete tornar mais fácil o trabalho de encontrar e organizar arquivos nos PCs. Os diretórios e pastas serão substituídos com metadados em formato XML (Extensible Markup Language), permitindo aos usuários encontrar documentos relacionados a tópicos e projetos específicos com maior facilidades, ou então todas as comunicações com outra pessoa, por exemplo.

Além disso, o Longhorn vai remover os dados dos "armazéns" que são os aplicativos individuais, segundo Gates. Os dados ficarão armazenados no nível da plataforma, em vez de ficarem no nível do aplicativo. Informações de um catálogo de endereços de e-mail, por exemplo, poderão ser acessados de diversos programas, em vez de apenas o software de correio eletrônico, contou Gates.

O WinFS é baseado em uma tecnologia do Yukon, codinome da próxima versão do banco de dados Microsoft SQL Server, previsto para chegar ao mercado no ano que vem. "Não conseguiríamos organizar os dados sem o uso dessa tecnologia", afirmou o fundador da Microsoft.

Hillel Cooperman, gerente de produto para Windows, demonstrou uma versão inicial do Longhorn. A interface de usuário, à primeira vista, pareceu bastante com as versões atuais do sistema operacional, embora tenha janelas transparentes e uma barra lateral com relógio, contatos de mensagens instantâneas e outras informações.

Cooperman também demonstrou os recursos do novo sistema de arquivos. O ícone "Meus Documentos" na área de trabalho não abre mais uma pasta específica no disco rígido, mas mostra documentos em qualquer parte do sistema que tenham as marcas em XML. Ele também demonstrou documentos por projeto e remetente.

Para garantir os "20 anos de compromisso com interoperabilidade", o executivo também abriu um aplicativo para DOS no Longhorn.

Outras novidades no Longhorn são uma tecnologia de segurança baseada em hardware chamada Next-Generation Secure Computing Base (NGSCB) e o Indigo, nome utilizado para uma tecnologia de serviços Web, que conecta aplicativos em um sistema ou em redes, segundo Gates.

Os participantes do PDC, que vai até quinta-feira, receberão um CD com uma versão inicial do Longhorn, incluindo um kit de desenvolvimento de sistemas (SDK) para que os desenvolvedores comecem a se acostumar (e trabalhar) com os novos recursos do sistema operacional.

A Microsoft disse que o primeiro beta está a caminho e será lançado no ano que vem, mas não prevê quando vai lançar o produto oficialmente.

Fonte: IDG Now




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/111/visualizar/