Total Security - www.totalsecurity.com.br
Gerais
Terça - 20 de Dezembro de 2005 às 12:23
Por: escritor

    Imprimir


Softwares e serviços de todos os gêneros, que podem ser gerenciados pelos internautas, estão disponíveis na web 2.0, o admirável mundo novo da tecnologia online.

A web está passando por um upgrade. Não, não se trata de uma nova rede de computadores. É a mesma web do físico Tim Berners-Lee, só que com um punhado de recursos que podem ser desfrutados, de imediato, sem nenhuma complicação. E o que é melhor: de graça.

Softwares e serviços de todos os gêneros estão disponíveis nesse admirável mundo novo da tecnologia, batizado de web 2.0,(http://en.wikipedia.org/wiki/Web_2.0)por Dale Dougherty, da O´Reilly Media. O termo define a rede como uma plataforma, ou seja, uma espécie de sistema operacional que roda no espaço virtual.

O Google foi o pioneiro da novidade. A partir da estréia do Gmail deu para perceber que era possível ter aplicações desktop de todos os tipos disponíveis online, com o usuário participando diretamente do gerenciamento delas. Este toque colaborativo é visível também no Google Maps,no troca-fotos Flickr e no gerenciador de favoritos Delicious.us.

Para ter uma melhor idéia do assunto, basta bater à porta do Netvibes. Tudo o que você vê lá, pode ser personalizado. Trocando em miúdos, você faz do Netvibes sua página pessoal e modifica-a a gosto, mesmo sem saber uma linha sequer de programação.

Outro bom exemplo da web 2.0 é o Writely, processador de textos à la Word. Com vantagens que o programa da Microsoft não tem. Ele possibilita a edição de documentos, a qualquer hora, de qualquer lugar onde você estiver. Se quiser, você compartilhá-los com seus amigos ou enviá-los para seu blog. Em tempo real.

É mais ou menos por aí o perfil da web do futuro, que já está no ar, às sua ordens.




Fonte:www.estadao.com.br




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/1040/visualizar/