Total Security - www.totalsecurity.com.br
Gerais
Sexta - 10 de Outubro de 2003 às 09:23
Por: Informante

    Imprimir


A Microsoft continua dominando o mercado de S.O. para servidores, dona de 55,1% das vendas de novas licenças em 2002, contra 23,1% dos sistemas baseados em Linux.O relatório divulgado pela empresa de pesquisas (IDC - International data Corporation) revela que o potencial do software da Microsoft deve garantir à empresa de Bill Gates a liderança do setor até pelo menos 2007. Até lá, as vendas tanto do Windows quanto do sistema de código aberto Linux devem continuar crescendo.

A IDC prevê que o mercado de sistemas para servidores crescerá em média 9,1% ao ano. Em comparação, o setor de sistemas operacionais para PCs tem projeção de crescimento de 7,5% anuais.

Números

Os sistemas operacionais da Microsoft para servidores, que em 2001 representavam 50,5% do mercado, em 2002 representaram 55,1% das 5,7 milhões de novas licenças vendidas em 2002. Enquanto isso os Windows para PCs passaram de 93,2% para 93,8% no mundo durante o mesmo período.

Também entre 2001 e 2002, as vendas de sistemas Linux para servidores cresceram para 23,1%, e modestos 2,8% de representatividade entre os sistemas operacionais em PCs. Aqui o Mac OS, da Apple aparece com 2,9% das vendas do período, que totalizaram 121 milhões de licenças.

No setor de servidores, o Unix (11%) e o Netware (9,9%) apareceram atrás do Linux.

Apesar das conclusões da IDC de que 2002 foi um ano difícil para todo o mercado de TI (tecnologia da informação), as vendas de sistemas operacionais e outros sistemas mostraram algum crescimento. Registraram faturamento 4,3% superior ao de 2001, totalizando US$ 18,6 bilhões.

Segundo a IDC, a alta foi conduzida pelo crescimento de 12,4% nas vendas do Windows. Ao contrário do sistema operacional da Microsoft e Linux, todos os outros produtos da categoria registraram queda nas vendas.

Bom sinal

A sólida performance do mercado de sistemas operacionais baseados no Linux é um bom sinal para o futuro do setor, disse Al Gillen, analista da IDC. "Considerando que o mercado foi muito duro com todos, menos o Linux e Windows, especialmente os sistemas operacionais Unix", disse, "acredito que isso sirva como um bom indicador do potencial de crescimento de longo prazo para o Linux."

Fonte: Folha Online




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/102/visualizar/