Total Security - www.totalsecurity.com.br
Gerais
Quarta - 07 de Dezembro de 2005 às 07:06
Por: Birkoff

    Imprimir


Logo após registrar dois incidentes com artigos populares em seu banco de informações, a enciclopédia de conteúdo aberto Wikipedia avisou aos internautas que mudará o método de edição aberta, impedindo que usuários totalmente anônimos incluam, modifiquem ou retirem informações.No dia 29 de novembro, o jornal norte-americano USA Today publicou um artigo de John Seigenthaler, ex-aliado de Robert Kennedy, afirmando que a Wikipedia manteve por 132 dias no ar um artigo que falsamente atestava Seigenthaler como um suspeito do assassinato do ex-presidente.

Dois dias depois, o ex-VJ da MTV e pioneiro do podcasting Adam Curry foi pego anonimamente retirando o nome de algumas pessoas no artigo que contava a história da tecnologia. Publicamente, Curry negou as acusações e afirmou que só queria assegurar a exatidão da trajetória do podcasting.

O artigo de Seigenthaler questiona ainda o método da Wikipedia, afirmando que a livre edição de textos públicos abre brechas para a inclusão de dados falsos ou até mesmo maliciosos sem que sejam detectados.

Em resposta às reclamações, a Wikipedia anunciou nesta segunda-feira (05/12) a mudança no método de edição. A partir de agora, é necessário ser registrado no serviço para incluir, mudar ou retirar informações.

No dia 1º de novembro, a Wikipedia registrou a inclusão do artigo de número 800 mil em sua edição para língua inglesa. Em português, a enciclopédia aberta conta com 86 mil artigos.




Fonte: IDG Now!

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/955/visualizar/