Total Security - www.totalsecurity.com.br
Gerais
Terça - 29 de Novembro de 2005 às 17:49
Por: tinkwink390

    Imprimir


"Traidores" podem estar pondo a perder o programa brasileiro de adoção do software livre pelo governo federal, afirma Richard Stallman, uma das principais lideranças do movimento pelo software livre no mundo. Stallman fez as afirmações em entrevista à Agência Brasil em Túnis, capital da Tunísia, na semana passada. Há dois anos Stallman elogiara o Brasil por transformar a adoção do software livre em política de governo.
"Sei de ministros brasileiros responsáveis pela migração para o software livre que cancelaram projetos em andamento", disse Stallman. "Um ministro se vender para uma empresa como a Microsoft é como se vender para outro país, é traição", completou ele, que recebeu prêmio na semana passada das mãos do ministro da Cultura, Gilberto Gil, representante oficial do governo brasileiro na Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação.

A americana Microsoft é uma das principais empresas do mundo no ramo de software, mas adota o modelo de negócios chamado "proprietário", vendendo licenças de uso de seus programas para os usuários e qualificando o ato de copiar o programa sem sua autorização como "pirataria".

Os softwares livres são programas de computador cuja utilização, reprodução e compartilhamento são livres e gratuitos. Segundo Stallman, que é especialista em programação de computadores e um dos criadores da Fundação Software Livre (em inglês, Free Software Foundation), o projeto do governo brasileiro de passar a substituir os softwares proprietários por similares livres em seus computadors começou bem no início do governo, mas agora enfrenta problemas.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/925/visualizar/