Total Security - www.totalsecurity.com.br
Gerais
Sábado - 26 de Novembro de 2005 às 19:07
Por: escritor

    Imprimir


O Java é a linguagem preferida para desenvolvimento corporativo. É o que aponta estudo realizado pelo Grupo Impacta com as 2.000 maiores empresas brasileiras.

O relatório "Desenvolvimento de Sistemas das Grandes Corporações" colocou a linguagem da Sun como preferida por 19,3% dos entrevistados. Na seqüência, veio o Visual Basic.net, com 18,3%, o Delphi, com 15,3%, e o Cobol, com 14%. Uma observação importante é que, empatado em segundo lugar com os mesmos 18,3%, aparece o Clipper, que ainda empurra muitas aplicações corporativas desenvolvidas para MS-DOS.

O objetivo do estudo foi verificar se as grandes corporações buscam suas soluções de TI diretamente no mercado, fazem isso sob encomenda ou as desenvolvem internamente.

A Impacta identificou que 60% das empresas se valem, pelo menos parcialmente, de soluções desenvolvidas internamente. Desse grupo, 30% têm todos seus aplicativos criados pela própria equipe. "Isso reflete a vontade das companhias de adquirir autonomia e redução de custos, e o baixo outsourcing na área de desenvolvimento", avalia Célio Antunes, presidente do Grupo Impacta.

A segunda alternativa mais utilizada é a solução de mercado (30,4%), sendo que 12% utilizam apenas aplicativos prontos. No que se refere ao uso sob encomenda, 24% das corporações utilizam exclusivamente software desenvolvidos sob demanda, o dobro das que utilizam apenas pacote fechado. Como algumas empresas se enquadram em mais de uma categoria, a soma supera 100%.

"Notamos que a maioria das empresas que compram pacotes prontos necessita de complementos, seja sob encomenda, seja por desenvolvimento interno", comenta Antunes. "Isso pode ser decorrente da carência de pacotes de mercado que atendam todas as necessidades dessas companhias."





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/911/visualizar/