Total Security - www.totalsecurity.com.br
Linux, Unix, BSD
Sexta - 25 de Novembro de 2005 às 10:54
Por: escritor

    Imprimir


Parace uma máquina que vende refrigerantes ou doces, mas na verdade o que sai do equipamento laranja, que tem as proporções de um refrigerador, são softwares livres e de código aberto.A máquina possui um computador interno que produz CDs com softwares livres. Como é de costume usar a expressão "queimar a mídia" para o processo de gravação, o equipamento leva o nome de Freedom Toaster ou, em uma tradução aproximada, Torradeira Livre.

De acordo com a Shuttleworth Foundation, que patrocina o projeto, há mais de 30 máquinas deste tipo funcionando na África do Sul, em locais como escolas, bibliotecas, centros de ciências e centros de varejo.

Embora não seja novo - foi lançado em 2004, o projeto é bastante atual e vai ao encontro das políticas de inclusão discutidas no momento.

O dispositivo foi criado por Jason Hudson, um dos idealizadores do projeto. O fundador da iniciativa, Mark Shuttleworth, importante figura da comunidade GNU/Linux, trabalha atualmente no desenvolvimento de um sistema operacional baseado em Linux chamado Ubuntu.

Por meio de uma tela sensível ao toque, o usuário pode obter sem custo cerca de 20 programas baseados em software livre, incluindo Linux, Ubuntu, Firemonger e Knoppix. Tudo que precisam é de um CD virgem.

A tela fornece informações a respeito dos softwares escolhidos pelo usuário, incluindo quantas mídias ele vai precisar para copiá-los.

Se não tiver CDs suficientes, a pessoa pode retornar depois. EM alguns locais onde as máquinas funcionam há lojas de mídia por perto.

Com a Torradeira Livre, a fundação pretende ajudar pessoas que vivem em areas com acesso restrito à internet a ter acesso aos softwares.

Segundo o relatório Internet World Stats, de julho deste ano, a África do Sul possui apenas 1,8% de penetração da internet.

Mais informações sobre a TorradeiraLivre estão disponíveis em http://www.freedomtoaster.org.




Fonte: IDG Now!

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/903/visualizar/