Total Security - www.totalsecurity.com.br
Gerais
Quarta - 23 de Novembro de 2005 às 17:28
Por: escritor

    Imprimir


Devido ao crescente número de infecções e a detecção de novas variantes do vírus Sober, empresas fabricantes de antivírus começam a divulgar alerta de médio e alto risco para a praga. Symantec, F-Secure, Trend Micro, McAfee e Panda Software recomendam atenção.

Segundo a Symantec, o Sober.X e algumas pequenas variações da praga foram enviadas em forma de spam a milhares de e-mails simultaneamente, atingindo a web a partir das 16h de terça-feira (22/11), horário de Brasília.

Até o momento, o painel de alertas de vírus mantido pela Panda Software aponta a Suíça como o país mais atingido pelo Sober, responsável por 12,87% dos vírus circulando pela web alpina. Na segunda posição vem a Alemanha, com 9,49%, depois México, 8,75%, Estados Unidos, 7,84% e Austrália, 6,84%. No Brasil, a taxa é de 0,17%.

"Este é o primeiro alerta de alto risco que emitimos em meses", escreveu em seu blog Mikko Hyppönen, chefe de pesquisas da F-Secure. "Milhões de e-mails infectados foram interceptados por provedores de internet durante as últimas horas".

Por conta do fuso horário, o Brasil não foi tão atingido pela primeira onda de contaminações do Sober.

A Symantec, por sua vez, afirma que a rápida disseminação da praga só foi possível por conta do alto número de PCs infectados por variantes anteriores, formando "uma notável rede zumbi".

Essa variante do Sober está circulando em inglês e alemão, com variações nas mensagens dos e-mails contaminados. Enquanto a primeira versão chega em nome do FBI ou CIA, a segunda procura induzir a vítima a visualizar supostas fotos da socialite norte-americana Paris Hilton.

Depois de infectar, a praga captura todos os endereços de e-mail que encontrar na máquina da vítima, a fim de enviar mais cópias de si mesma para o maior número de pessoas possível.

O tráfego gerado por essas mensagens pode saturar e até mesmo derrubar a rede de alguma empresa ou provedor de internet, dependendo do volume de terminais afetados.

A primeira variante do Sober foi detectada em outubro de 2003 e, ao contrário da maioria das pragas com maior propagação atualmente, não parece ter nenhum interesse financeiro na infecção de PCs pelo mundo.




Fonte: IDG Now!

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/880/visualizar/