Total Security - www.totalsecurity.com.br
Gerais
Quarta - 05 de Maio de 2004 às 10:00
Por: Observador

    Imprimir


500 escolas públicas receberão computadores com Linux

O Ministério da Educação (MEC) abrirá licitação em maio para a compra de cinco mil computadores que serão entregues a 500 escolas públicas de diferentes regiões. A novidade é que os micros chegarão aos estabelecimentos com o sistema Linux instalado – uma plataforma de software livre.


Para que professores possam usar a nova tecnologia, técnicos dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) estão sendo capacitados para dar suporte aos docentes que desenvolvem projetos pedagógicos nos laboratórios de Informática das escolas.


A plataforma Linux é um programa de software livre que permite aos usuários executarem, copiarem, distribuírem, estudarem, modificarem e aperfeiçoarem o sistema. Ou seja, além de estudar como o programa funciona, o usuário pode adaptá-lo de acordo com as necessidades.


“Faz parte da política do governo federal a implantação de software livre na área administrativa e nos diversos programas”, comenta Américo Bernardes, diretor do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo), um dos maiores projetos de inclusão digital do governo federal. “Criar a cultura de uso e de desenvolvimento de software na Educação é muito importante para a área de tecnologia do Brasil porque permite a liberdade de produção e apropriação de conhecimento’’, afirma.


Experiência – Mesmo antes do MEC entregar computadores com a plataforma Linux, algumas escolas públicas do País já desenvolvem projetos com software livre. Em Porto Alegre, alunos de 21 das 51 escolas da rede pública municipal da capital gaúcha já utilizam o Linux como alternativa à plataforma Windows.


O suporte e a capacitação para uso dos programas fica a cargo da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e do Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa). “As escolas que ainda não usam software livre só estão aguardando que o Procempa configure os computadores, faça o upgrade. Todas as escolas da capital já têm laboratórios de Informática”, diz Liane Matos, uma das quatro assessoras da Smed responsáveis pela capacitação de docentes para o uso da plataforma Linux.


A Secretaria Municipal de Ensino também tem parceria com o Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para desenvolvimento do projeto Escola, Conectividade e Sociedade da Informação. Trata-se basicamente de uma rede entre as escolas e a UFRGS para pesquisa e exploração de novos recursos tecnológicos relacionados ao software livre.


Os alunos utilizam os programas para construção de páginas na web, para conversar com alunos de outras escolas, baixar músicas e realizar pesquisas orientadas pelos professores. Os adultos da comunidade também podem usar o Linux nos Telecentros, núcleos criados pela prefeitura de Porto Alegre para permitir que a comunidade tenha acesso aos computadores e à internet.


Fonte: MEC




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/738/visualizar/