Total Security - www.totalsecurity.com.br
Linux, Unix, BSD
Quarta - 28 de Abril de 2004 às 23:39
Por: Observador

    Imprimir


A TurboLinux anunciou hoje o licenciamento dos codecs Windows Media 9, da Microsoft, para inclusão na próxima versão de sua distribuição Linux, chamada TurboLinux 10 F.Os engenheiros da empresa intregraram os codecs ao Xine, media player conhecido entre os usuários Linux, e criaram o Turbo Media Player, que permitirá aos usuários assistir vídeo e música (inclusive via streaming) no formato Windows Media em suas máquinas Linux. A empresa também licenciou da CyberLink o PowerDVD, software para reprodução de filmes em DVD.

Já era possível assistir DVDs, filmes e músicas no formato Windows Media (e outros, como Quicktime) no Linux há algum tempo, graças a projetos como o Xine e MPlayer. Contudo, estes players geralmente reaproveitam DLLs de um sistema Windows ou usam software, como o DeCSS (para decodificar DVDs), considerado ilegal nos EUA. Por isso têm status legal discutível, e não podem ser inclusos por padrão nas distribuições Linux.

Entre outros destaques do TurboLinux 10 F estão o suporte ao tocador de MP3 iPod, da Apple, plugins Macromedia Flash e Java pré-instalados e fontes TrueType de alta qualidade para os alfabetos japoneses, licenciadas da Ricoh. O produto tem preço sugerido de US$ 110,00. Para quem já tem o TurboLinux e quer apenas o suporte aos novos codecs, um pacote será comercializado via Internet, ao preço de US$ 64,00.




Fonte: Magnet

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/734/visualizar/