Total Security - www.totalsecurity.com.br
Gerais
Sexta - 26 de Março de 2004 às 00:32
Por: Paty

    Imprimir


Um programa que imita o comportamento de crianças em salas de chat é a mais nova arma para o combate à pedofilia online.O casal inglês Jim e Eleanor Wightman criou o ChatNannies (babás do chat, em português) na tentativa de "ajudar a fazer da internet um lugar mais seguro". O software roda centenas de sub-programas, os nanniebots (babás-robôs), que se conectam às salas de chat e conversam com as crianças e adolescentes presentes. Enquanto isso, pela tecnologia de redes neurais e munidos de uma inteligência artificial sobre cultura pop, analisam sinais que podem revelar, entre os participantes, aqueles que na verdade são adultos - e não as crianças que dizem ser.


Segundo Jim Wightman, os freqüentadores do chat não conseguem identificar que um dos participantes é um robô. Os dados coletados - quando há suspeita - são enviados, na forma de relatório, para o site do ChatNannies. Então, o casal e outros voluntários analisam as conversas para determinar as salas que são seguras e as que não são. Quando há conversas claramente suspeitas, Wightman separa o texto para enviar informações (como o endereço IP do suposto pedófilo, por exemplo) à polícia, que pode ou não partir para uma investigação.


O programa cheio de boas intenções já está também coberto de polêmica, já que especialistas acreditam ser muito fácil que um programa desses gere resultados falso-positivos. O endereço do serviço na web é www.chatnannies.com.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/659/visualizar/