Total Security - www.totalsecurity.com.br
Gerais
Terça - 09 de Março de 2004 às 22:52
Por: Spy_Pc

    Imprimir


Menos de uma semana depois da VeriSign abrir um processo contra a ICANN, o órgão regulador dos endereços de internet decidiu aprovar a criação, pela empresa, de uma polêmica lista de espera por domínios que estão para expirar. O OK foi dado no último sábado, dia 7, durante o encontro semestral da organização, que aconteceu em Roma. No processo, a VeriSign (que controla os registros de domínios .com e .net) reclama que a ICANN não a deixa trabalhar direito, podando suas iniciativas - a lista de espera é uma delas. Apesar das críticas, que indicam que pequenas empresas sem dinheiro para fazer a renovação anual de seus endereços na web poderiam ser massacradas, o serviço tem um ponto positivo: colocar ordem na bagunça que é o registro de um domínio que foi perdido ou abandonado por seu dono anterior. Segundo a versão online do The Washington Post, a VeriSign disse que este processo é muito desgastante para seus sistemas, por causa do volume de solicitações.

Para fazer a reserva de um domínio a ponto de expirar, os interessados deverão pagar uma taxa à VeriSign, em um esquema que deve ser semelhante a um leilão online. Quando o endereço estiver disponível, leva quem ofereceu o melhor lance.

Outra polêmica em torno do serviço, lembra o Post, vem por parte das empresas especializadas em vender domínios, isto por si só uma outra história complicada. Em fevereiro, oito dessas empresas processaram tanto a VeriSign quanto a ICANN, alegando que a lista de espera vai acabar com seus negócios. Com a aprovação do esquema por parte da ICANN, esta pressionada pela maior vendedora da internet, estas empresas pretendem agora ampliar o processo, acusando a VeriSign de abusar do monopólio neste mercado, conferido a ela pela ICANN. As vendedoras de domínios na web pensam em entrar com um pedido de bloqueio da idéia na justiça.

De qualquer forma, para sair do papel a lista de espera da VeriSign ainda depende da aprovação do Departamento de Comércio americano.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/598/visualizar/