Total Security - www.totalsecurity.com.br
Gerais
Terça - 09 de Março de 2004 às 22:50
Por: Spy_Pc

    Imprimir


O Escritório de Patentes dos Estados Unidos anulou na sexta-feira (05) a patente da Universidade da Califórnia e da Eolas Technologies sobre uma tecnologia que permite o acesso a aplicativos interativos externos em páginas da web.Por causa da patente 5 838 906, de 1998, a Microsoft foi condenada em agosto do ano passado a pagar 521 milhões de dólares à Eolas e a seu fundador, o ex-cientista da Universidade da Califórnia Michael D. Doyle. O processo foi aberto em 1999, e a Microsoft já havia anunciado que faria mudanças no navegador Internet Explorer para atender às exigências da Justiça. Mesmo assim, a companhia entrou com um recurso na tentativa de reverter a decisão.

Porém, em janeiro deste ano, a situação piorou para o lado da Microsoft: uma corte de Chicago ampliou a sentença anterior, impedindo a Microsoft de distribuir a tecnologia em seus produtos.

Aparentemente, conta o site OutLaw.com, a decisão do Escritório de Patentes atende ao pedido do pai da internet, Tim Berners-Lee, que hoje comanda a W3C, entidade não-governamental que define padrões e regras e dá seu aval para todas as novas tecnologias relativas à web. Em outubro do ano passado, Berners-Lee enviou uma carta ao órgão pedindo a anulação da patente da Eolas. Na opinião do especialista, deixar a patente na mão da empresa poderia causar o retrocesso de tudo o que a internet evoluiu, principalmente em termos de interatividade, até hoje.

A Eolas tem 60 dias, a contar a partir da sexta-feira, para entrar com uma apelação.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/597/visualizar/