Total Security - www.totalsecurity.com.br
Antivírus
Segunda - 01 de Março de 2004 às 22:35
Por: Birkoff

    Imprimir


Nesta segunda-feira (01/03), os criadores de pragas virtuais que se espalham por e-mail parecem ter voltado ao trabalho com força total.
Além das cinco variantes da praga NetSky distribuídas por e-mail no final de semana — sendo que a versão Netsky.D teve seu nível de risco elevado pela maioria dos fornecedores antivírus pela rapidez de disseminação — os fornecedores alertaram para a versão E da praga, enquanto a ameaça Bagle chega à variante H.

Segundo Rodrigo Ormonde, diretor-presidente da Panda Software Brasil, o volume de variantes disseminadas em um curto espaço de tempo é um fator comum, especialmente diante de datas comemorativas, como o Dia dos Namorados (Valentine’s Day) nos Estados Unidos e na Europa, que aconteceu em meados de fevereiro.

“Em datas comemorativas a tendência do internauta é aceitar cartões virtuais de remetentes conhecidos, o que provoca uma epidemia maior destas pragas. Além disso, um nível de infecção maior atrai outros interessados em aproveitar o código pronto da praga e fazer pequenas alterações, criando as variantes”, afirma Rodrigo Ormonde, diretor-presidente da Panda Software Brasil.

Assim como os antecessores, o NetSky.E, encontrado poucas horas após a variante D, se espalha via e-mail em um arquivo .zip ou como um anexo executável (.exe).

O Bagle.H, descoberto na manhã desta segunda-feira, também é disseminado em um arquivo zipado e protegido por uma senha randômica. Ele possui ciclo de vida de um ano. Se a máquina infectada for aberta no dia 25 de março de 2005, a praga se desistala automaticamente apagando suas chaves de registro e seu executável.




Fonte: IDG Now!

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/566/visualizar/