Total Security - www.totalsecurity.com.br
Gerais
Quarta - 18 de Fevereiro de 2004 às 19:47
Por: Spy_Pc

    Imprimir


Comunicação de dados móveis de banda larga, aplicações de mensagens instantâneas e modelos para redes solidárias são algumas das tecnologias que beneficiarão os negócios dos segmentos de Tecnologia da Informação e Telecomunicações a partir deste ano.
Isto é o que afirma a edição 2004 do estudo “7 Hot Techs”, realizado pelo TechLab (laboratório de pesquisas e análise de tecnologias) da consultoria E-Consulting.

Na lista das sete tecnologias que estarão em destaque também aparecem Business Process Management — ou o redesenho da arquitetura de processos a partir da distribuição de componentes em redes remotas colaborativas – e Metodologias de gestão de projetos e recursos de TI. Essas duas ferramentas aparecem como duas grandes exigências do mercado para as corporações.

A comunicação de dados móveis de banda larga (GSM/GPRS e CDMA 1xRTT), é apontada porque, segundo a E-Consulting, mobilidade aliada à profundidade tende a ser o caminho natural da convergência de meios e padrões.

Os modelos para redes solidárias — como grid computing e thin computing tendem a gerar eficiência e eficácia, enquanto o VoIP (modelo voz sobre IP), se mostra importante para ampliar o valor (ROI) de suas infra-estruturas de conectividade, banda e capacidade.

As aplicações de mensagens instantâneas são consideradas essenciais inclusive via aplicações móveis, como Bluetooth, já que comunicação C2C (consumer-to-consumer), é a base da construção de comunidades, de acordo com o relatório.

Aplicações inteligentes, como smartcards, e Padrões Abertos (Open Standards) — que garante a geração de conhecimento comunitária — também integram a lista das sete tecnologias que estarão em evidência no ano.

“Não estamos falando de tecnologias que serão adotadas neste ano. Estamos dizendo sobre as tecnologias que o CIO vai ter que analisar daqui para frente para poder agregar valor aos produtos ou serviços de sua companhia”, destaca Daniel Domeneghetti, sócio-fundador e diretor de Estratégia da E-Consulting.

Domeghetti ressalta ainda que a implantação de tais ferramentas não passa por um processo decisório exclusivo do CIO. “Ele deve discutir suas aplicações e possíveis benefícios com seus clientes internos, ou seja, com os diretores de cada divisão de negócios”, afirma.

No estudo “7 Hot Techs 2003”, a E-Consulting havia apontado como tendências as tecnologias GSM; Bluetooth; Biometria; J2ME (Java 2 Micro Edition); Web Services; Plataforma .NET; e NGNs (Next Generation Networks).





Fonte: IDG Now!

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/514/visualizar/