Total Security - www.totalsecurity.com.br
Segurança
Terça - 17 de Fevereiro de 2004 às 07:22
Por: Spy_Pc

    Imprimir


Um site que se apresenta como uma lista anti-spam, na verdade, não passa de um golpe. O alerta é da Federal Trade Commission (FTC), que defende os interesses dos consumidores americanos.O site falso segue os moldes da National Do Not Call Registry, lista criada pelo governo em que podem se registrar as pessoas que não querem receber chamadas de telemarketing - a empresa que não respeitar a vontade do consumidor paga multas pesadas e corre o risco de ser fechada. As autoridades americanas já pensaram em um procedimento semelhante para o spam, mas ainda não foi nada definido.

Segundo o FTC, o site National Do Not E-mail Registry, que fica em www.unsub.us, imita a linguagem, a aparência e a navegabilidade do site anti-telemarketing, mas não tem seu funcionamento autorizado pelo órgão. "O FTC está preocupado que este site unsub.us pode ser parte de um scam que usa um endereço falso para enganar os internautas, convencendo-os a fornecer seus endereços de e-mail e outras informações pessoais. Este site pode servir para coletar endereços válidos de e-mails e repassá-los para os spammers", diz o alerta.

O webmaster do site, que não se identifica, tirou o serviço do ar neste domingo (15), mas deixou um protesto na página. Entre outras coisas, o responsável pelo endereço explica que trata-se de uma operação privada (não ligada a órgãos governamentais) que tenta "fornecer uma solução real e que funcione para reduzir os e-mails não desejados recebidos pelos usuários". O webmaster garante que não coleta dados e que não vende os endereços de e-mail registrados e termina o texto da seguinte forma: "Eu gostaria apenas de dizer que acredito realmente que unsub.us seja parte da solução, e não parte do problema".

O FTC mantém sua posição, e informa que quem tiver sido vítima do golpe pode entrar com uma queixa junto ao próprio órgão, em www.ftc.gov.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/502/visualizar/