Total Security - www.totalsecurity.com.br
Windows
Quinta - 12 de Fevereiro de 2004 às 23:19
Por: x_kURt

    Imprimir


Após diversas derrotas judiciais na Europa, a fabricante de sistemas operacionais Linux, Lindows.com, pode comemorar uma vitória sobre a Microsoft nos Estados Unidos. A Corte distrital de Washington decidiu que “Windows” era um termo genérico antes da Microsoft utilizar este nome para seu sistema. A gigante do software alegava no processo que o termo “Lindows” é muito semelhante ao nome de seu sistema operacional, caracterizando o caso como infração de marca registrada. A Corte também citou que, no caso de o termo ser genérico, não haveria motivos para um processo de infração de marca registrada.

A Microsoft processou a empresa Lindows.com nos Estados Unidos em dezembro de 2001, acusando-a de infringir a marca Windows. Na ocasião, ela solicitou à Corte que não permitisse o uso do nome Lindows pela fabricante de sistemas Linux.

A Microsoft, por meio de sua porta-voz Stacy Drake, anunciou que não concordou com a decisão da Corte, alegando que o caso deveria ser julgado de acordo com a utilização da marca Windows atualmente.

“No entanto, estamos muito confiantes, já que o juiz acatou nosso pedido com relação a esse assunto antes de entrar em julgamento”, disse Drake.

A Lindows.com, descreveu a decisão como uma vitória crucial, que permite à empresa utilizar o nome livremente até que a decisão final seja anunciada. O conselheiro da Lindows, Daniel Harris, afirmou em um comunicado que a decisão confirma o fato de uma companhia, não importando sua condição econômica, não poder comprar uma palavra da língua inglesa.

Por outro lado, a Lindows.com não teve sucesso na Europa, onde juízes da Finlândia, Suécia e Holanda decidiram que a empresa não poderia utilizar o nome, por ser muito semelhante ao do sistema da Microsoft.


Fonte: ComputerWorld




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/481/visualizar/