Total Security - www.totalsecurity.com.br
Antivírus
Quinta - 05 de Fevereiro de 2004 às 14:30
Por: R0NiN

    Imprimir


Os vírus de e-mail como o MyDoom serão a arma preferida nos futuros ataques a sites de políticos e de empresas. Eles são uma ferramenta capaz de ameaçar milhares de grandes sites de uma só vez, disse um importante especialista em segurança de computadores hoje.
Centenas de milhares de computadores já foram infectados pelo MyDoom, praga que se espalhou rapidamente e que tirou do ar o site da desenvolvedora de software SCO e que tentou hoje o mesmo com as páginas da Microsoft na Web.

Segundo o especialista em segurança da empresa finlandesa F-Secure, Mikko Hypponen, a eficiência do MyDoom em utilizar um exército de computadores para bombardear sites com uma sobrecarga de pedidos de informações, significa que versões do vírus serão usados por hackers e ativistas.

Hypponen é diretor de pesquisa antivírus da empresa finlandesa, que colabora com uma série de investigações de crimes eletrônicos. "Você pode usar exatamente a mesma técnica, ou até mesmo uma técnica um pouco mais avançada... para promover sua própria agenda e derrubar os sites que você quiser", disse Hypponen. "Isso é uma rede de ataques muito mais ampla do que tudo que já vimos antes. Com este tipo de poder de fogo você pode tirar do ar não só um site, mas milhares de sites, grandes sites, ao mesmo tempo e mantê-los fora do ar por algum tempo".

Nos últimos três anos, uma série de pragas virtuais, cada vez mais sofisticadas, tem sido usadas para espalhar mensagens políticas e chantagens empresariais. Entre as vítimas estão desde páginas de jogos caribenhas a sites de ministérios do governo paquistanês.

O MyDoom surgiu na semana passada na forma de um spam que trazia o vírus escondido em arquivos anexos. A praga foi programada para assumir o controle de computadores infectados, cujos usuários nem desconfiaram que suas máquinas foram usadas para derrubar sites como os da SCO, por exemplo.

Quando o ataque é ativado, o efeito causado pelo MyDoom é semelhante ao de milhares de pessoas fazendo pedidos de atualização do site da SCO ao mesmo tempo. Nesse tipo de situação, os servidores que atendem estes pedidos não conseguem responder a todos e deixam de funcionar. "Isto mostrou aos bandidos que o vírus funciona... se você quer fazer algo parecido com isso, você consegue", disse Hypponen.

Ele afirmou ainda que o MyDoom pode ser uma cortina de fumaça, deixando uma porta aberta nos computadores infectados para ser usada no futuro pelo autor do vírus. "Cria uma porta dos fundos em milhões de computadores no mundo que podem ser usados ao mesmo tempo para fazer um monte de coisas ruins, especialmente enviar spam".

O especialista afirmou que a responsabilidade pela proteção de computadores no final será das empresas de tecnologia porque as pessoas provaram que não conseguem resistir a clicar em arquivos anexos misteriosos. "Perdi minha fé na educação. Nunca ajuda, as pessoas nunca aprenderão... Elas clicam em qualquer coisa", reclama.

"Nós precisamos levar a segurança a um nível mais elevado e tirar a responsabilidade dos usuários... (As pessoas) precisam estar protegidas automaticamente por alguém", conclui.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/449/visualizar/