Total Security - www.totalsecurity.com.br
Gerais
Sexta - 23 de Janeiro de 2004 às 15:02
Por: scarab

    Imprimir


Especialistas em computação de três instituições, o Centro Técnico Aeroespacial (CTA-ITA), o Centro de Estudos em Telecomunicações (Cetuc-PUC-Rio) e a Comissão para Coordenação do Sistema de Vigilância da Amazônia (CCSivam), trabalham em conjunto para desvendar um algoritmo comprado pelo Brasil da Rohde & Schwarz, empresa alemã especializada no desenvolvimento de sistemas de segurança para comunicações. O objetivo é adaptar o sistema para utilização nas comunicações do Sivam.

Segundo notícia publicada pela revista eletrônica ComCiência, do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas, o trabalho de compreensão do algoritmo alemão e da criação de um modelo brasileiro deverá ficar pronto ainda este ano.

Os técnicos das três instituições estão desenvolvendo um modelo próprio a partir do modelo alemão. Com isso, teremos inviolabilidade nas comunicações terra-avião, disse o coronel Paulo Esteves, do CCSivam, à publicação do Labjor.

Esteves explica que a utilização de um sistema estrangeiro não implica em riscos para a segurança nacional. Não há meios de outros países interferirem nos bancos de dados do projeto Sivam, pois todos os softwares são de domínio exclusivo dos técnicos brasileiros, disse.

O projeto Sivam foi concebido pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, em conjunto com os Ministérios da Justiça e da Aeronáutica. Tem como objetivo vigiar, controlar e fiscalizar a Amazônia Legal, que compreende a Região Norte do Brasil, o Mato Grosso e parte do Maranhão.


Fonte: Agência FAPESP




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/405/visualizar/