Total Security - www.totalsecurity.com.br
Windows
Quarta - 21 de Janeiro de 2004 às 23:43
Por: x_kURt

    Imprimir


A Microsoft vai disponibilizar o código fonte do Windows para as autoridades da Espanha.O anúncio, feito nesta semana, dá continuidade ao programa de segurança de governos, o Government Security Program (GSP), da empresa de Redmond. O acordo foi feito com o Centro Nacional de Inteligencia (CNI) da Espanha, cujos especialistas terão permissão para ver o código fonte, a base do sistema operacional, além de terem acesso às informações técnicas necessárias para auditar as características de segurança do Windows.

O acordo com a Espanha segue o exemplo de acordo semelhantes com vários países, incluindo a Rússia, Noruega, Reino Unido e China. Segundo o site espanhol Hispasec, a iniciativa de criar o GSP surgiu da reticência de alguns governos em relação aos produtos Microsoft, já que o código é fechado e os programas são alvo da maioria dos criadores de vírus e outras pragas. Alguns governos expressaram dúvidas quanto a implantação de sistemas Microsoft e a intenção de migrar para sistemas com código aberto, como os sistemas GNU/Linux, gerando a resposta da Microsoft em janeiro de 2003, fazendo acordos com a Rússia e a OTAN.

O acesso ao código fonte do sistema operacional, no entanto, não é ilimitado. O sistema operacional da Microsoft continua a ser proprietário e não pode ser distribuído, modificado ou compilado por especialistas desses governos. Os participantes do acordo têm direito auditar e verificar a segurança dos programas, além de obter informações técnicas privilegiadas.

Veja aqui a íntegra (em espanhol) do anúncio da Microsoft.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/389/visualizar/