Total Security - www.totalsecurity.com.br
Antivírus
Quarta - 21 de Janeiro de 2004 às 23:25
Por: x_kURt

    Imprimir


Uma notícia publicada no último dia 16 de janeiro pela agência de notícias Reuters está causando polêmica. Rob Rosenberger, editor do site VMyths.com, criticou a Reuters por apresentar dados errados ao publicar uma matéria que dizia: Trend Micro estima que vírus causam prejuízo de 55 bilhões em 2003. Segundo Rosenberger, especialista em desmascarar boatos sobre vírus, representantes da Trend Micro o contactaram para desmentir os números citados na matéria, afirmando também que a empresa não tem como medir valores dos danos de vírus já que não coleta esse tipo de dados.

A repórter da Reuters de Cingapura, Jennifer Tan, citou dados de prejuízos de 55 bilhões, supostamente fornecidos pelo executivo da Trend Micro Lionel Phang. A matéria da Reuters, no entanto, não especifica em que moeda esse suposto prejuízo foi medido, nem como a Trend Micro teria chegado a este número.

Além de afirmar que os porta-vozes da Trend Micro fizeram questão de desmentir a informação, Rosenberger diz que já houve outros incidentes semelhantes envolvendo Lionel Phang. A matéria da Reuters continua acessível pela Internet e já foi copiada no mundo inteiro, em vários idiomas.

Rosenberger é conhecido por se opor ao alarmismo na imprensa especializada em segurança da informação e já expôs notícias e alertas incorretos ou quase fictícios sobre vírus e outras pragas da Internet. Em seu site Vmyths, ele critica toda a indústria de antivírus, sugerindo até mesmo que as empresas de segurança têm o hábito de fazer campanhas do chamado FUD (Fear, Uncertainty, Doubt - Medo, Incerteza e Dúvida), úteis em certas ocasiões para aumentar as vendas da indústria.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/388/visualizar/