Total Security - www.totalsecurity.com.br
Gerais
Quinta - 15 de Janeiro de 2004 às 16:28
Por: R0NiN

    Imprimir


A Polícia Federal anunciou hoje que começará a usar equipamentos digitais para fichar os visitantes norte-americanos que entram no Brasil.A medida visa reduzir os atrasos no desembarque que vêm irritando Washington desde que o país adotou o procedimento.

Os equipamentos, que integram o Sistema Automatizado de Identificação por Impressões Digitais (Afis), estavam em delegacias e eram usados para identificar criminosos. Até qamanhã, começarão a ser usados para registrar em "30 segundos" os visitantes dos EUA nos principais aeroportos do país.

"É uma solução para evitar inconvenientes e para pôr fim às filas", disse a repórteres Clemil Araújo, porta-voz da PF.

O governo dos EUA reclamou da demora de até nove horas na chegada de norte-americanos ao país depois que o juiz Julier Sebastião da Silva ordenou na semana passada o fichamento, em reciprocidade aos procedimentos adotados pelos Estados Unidos para tentar detectar terroristas, criminosos e imigrantes ilegais.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu manter a medida ao menos por mais um mês.

O Brasil é o único país do mundo a adotar por reciprocidade as medidas dos EUA. Diplomatas, menores, idosos e norte-americanos que moram no Brasil não são fichados, segundo a PF.

Ao contrário do sistema norte-americano, que exige fotografias e impressões digitais dos visitantes que precisam de visto para entrar nos Estados Unidos, o sistema brasileiro é incapaz de detectar se o cidadão é um terrorista, tem antecedentes criminais ou é um imigrante ilegal.

A PF aguarda recursos que possibilitem a adoção de tal sistema, mas não sabe ainda se vai mesmo recebê-los nem quando eles virão, disse Araújo.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/351/visualizar/