Total Security - www.totalsecurity.com.br
Segurança
Domingo - 11 de Janeiro de 2004 às 16:03
Por: j0shua

    Imprimir


Os Estados Unidos estão julgando um homem por tentativa de extorsão pela Internet contra a empresa Best Buy.Thomas E. Ray III, de 25 anos, ameaçou divulgar falhas de segurança da rede e informações confidenciais de clientes da Best Buy se a empresa não pagasse a ele US$ 2,5 milhões. O caso está chamando atenção em particular não por ser um crime pela Internet, mas pela forma como o acusado foi encontrado. A Best Buy se uniu ao FBI para localizar o homem, que enviou a chantagem por e-mail sob o pseudônimo de Jamie Weathersby, funcionário de uma empresa fictícia de nome “IPC Corp.

O chantagista disse nos e-mails que trocou com a Best Buy que havia descoberto uma falha no site www.bestbuy.com, podendo ter acesso a todas as contas de clientes e controlar totalmente o site. Depois de alertar as autoridades, a Best Buy recebeu ajuda do Minnesota CyberCrime Task Force, America Online, Netscape e outros provedores de acesso, supostamente usados por Thomas Ray.

Para chegar ao acusado, o FBI usou uma ferramenta chamada Internet Protocol Address Verifier. Segundo o governo americano, essa ferramenta enviou automaticamente uma resposta para a Best Buy depois de a empresa enviar uma mensagem para o chantagista. As informações dessa resposta permitiram que os investigadores identificassem Ray como o responsável pelas ameaças. A falta de informações mais detalhadas do FBI gerou especulação na Internet de que o Internet Protocol Address Verifier seria parte do Carnivore, um sistema de interceptação de mensagens eletrônicas e análise do conteúdo em busca de informações suspeitas.

Segundo uma declaração oficial do FBI, o Carnivore é uma ferramenta de filtragem desenvolvida dentro da lei para fazer viligância eletrônica das comunicações em redes de computadores. O sistema foi alvo de muitos comentários e especulações no ano 2000, quando o governo americano anunciou sua utilização, mas raramente é mencionado depois dos ataques terroristas de 11 de setembro.

Comunidades de internautas, como o Slashdot e o P2P.net, especulam que, apesar das declarações oficiais, o Carnivore vai além da vigilância legal e pode agir também como uma escuta nos e-mails de pessoas do mundo inteiro.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/330/visualizar/