Total Security - www.totalsecurity.com.br
Gerais
Sábado - 10 de Janeiro de 2004 às 04:28
Por: R0NiN

    Imprimir


Um software desenvolvido pela Griaule Reconhecimento de Impressões Digitais, empresa abrigada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), foi certificado pelo Federal Bureau of Investigation (FBI), a polícia federal dos Estados Unidos.O documento abre a perspectiva para que a tecnologia seja adquirida pelo governo do país ao obter a aprovação de um dos mais importantes organismos de segurança pública do mundo, o que também facilita a sua entrada no mercado internacional.
A idéia de submeter a tecnologia à aprovação do FBI surgiu há um ano, quando a empresa participou do "1º Brazil Technology Day", evento promovido em Washington pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Paulo (SCTDET) e Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT). "Voltamos tão empolgados com a repercussão da mostra, que decidimos enviar os dados necessários para a certificação do FBI", explica o dono da empresa, Iron Daher.

O software é capaz de promover a identificação de uma impressão digital a partir de um banco de dados, como os que são mantidos por secretarias de segurança pública. Segundo Daher, no caso de um banco de dados como o da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, formado pelas impressões digitais de aproximadamente 30 milhões de pessoas, pode haver uma economia na aquisição do programa de algumas dezenas de milhões de dólares. Além disso, o sistema desenvolvido na Griaule é mais ágil porque a identificação é feita automaticamente e apresenta o resultado em poucos segundos. Os processos usados atualmente são manuais.

A empresa incubada da Unicamp já vendeu o programa para o governo de Tocantins, que tem um banco de dados de cerca de 1 milhão de impressões digitais cadastradas. A tecnologia tem, ainda, outras aplicações, como o controle de acesso de funcionários ao local de trabalho e sua freqüência.


Fonte: Agencia Brasil




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/326/visualizar/