Total Security - www.totalsecurity.com.br
Windows
Quarta - 19 de Novembro de 2014 às 11:32
Por: Marcelo Gomes

    Imprimir


A Microsoft liberou um update de segurança "fora da curva" visando corrigir uma vulnerabilidade encontrada em todas as versões do software Windows Server, do praticamente aposentado Windows Server 2003 até a versão mais recente do software, o Windows Server 2012 R2. A empresa admite que hackers já teriam explorado da falha.

A recomendação dos especialistas para os gestores de TI é que façam a imediata instalação da correção. Depois de instalar o patch, os gestores de TI precisam reiniciar seus Windows Server e os PCs atualizados.

A correção, chamada MS14-068, estava num dos dois boletins que a Microsoft adiou há uma semana, na Patch Tuesday do dia 11 de novembro, quando liberou updates para Windows, Internet Explorer (IE) e Office. Estavam programadas 16 atualizações na data, mas apenas 14 foram liberadas.

O MS14-068 "mata" uma vulnerabilidade crítica existente em todas as versões do Windows Server e também atualiza as versões client do Windows - do Vista até o Windows 8.1. Embora a vulnerabilidade não possa ser explorada no caso das versões cliente, a Microsoft decidiu modificar o Vista, Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1 no caso de uma nova técnica de ataque venha a ser descoberta no futuro.

O bug no Windows Server está numa implementação do Kerberos KDC (Kerberos Key Distribution Center), serviço de rede que fornece chaves temporárias de sessões para usuários e computadores dentro do domínio Active Directory de uma empresa. Um ataque bem sucedido permite que os invasores simulem ser qualquer pessoa no domínio, incluindo administradores, dando a eles acesso completo aos segredos da empresa e dados, além de permitir a instalação de programas maliciosos.

A Microsoft confirmou que hackers já teriam explorado o bug. "Quando esse boletim de segurança foi liberado, a Microsoft estava ciente de um número limitado de ataques que teriam tentado explorar a vulnerabilidade", declarou a empresa ao divulgar informações sobre o MS14-068. "Notem que os ataques conhecidos não afetaram sistemas rodando o Windows Server 2012 ou Windows Server 2012 R2."

A empresa creditou a descoberta do bug ao time de segurança da informação e gestão de risco da Qualcomm, agradecendo particularmente ao engenheiro de cibersegurança Tom Maddock, da Qualcomm, pela sua ajuda.





Fonte: IDGNOW

Autor

Marcelo Gomes
marcelo@totalsecurity.com.br www.totalsecurity.com.br

Analista de sistemas e programador, atua profissionalmente com desenvolvimento desde 1993. Passou por diversas áreas com sistemas desktop até conhecer a web e, desde então, focou no desenvolvimento de projetos próprios nessa plataforma online.  Colaborador de várias revistas, teve alguns de seus maiores artigos publicados pela editora Digerati.

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/3131/visualizar/