Total Security - www.totalsecurity.com.br
Segurança
Sexta - 04 de Julho de 2014 às 12:22
Por: Marcelo Gomes

    Imprimir


Um golpe virtual que altera boletos bancários de 34 bancos pode ter alcançado a quantia de US$ 3,75 milhões, ou seja, o equivalente a R$ 8,75 bilhões. O objetivo é desviar os pagamentos de contas idôneas para as contas dos golpistas.

“A questão principal é que o consumidor pensa pagar a conta, mas na verdade está enviando dinheiro aos criminosos”, explica Joel Nunes, gerente dos consultores de soluções para América Latina da ACI Worldwide Brasil.

O ataque inicia quando o internauta abre anexos de e-mails e mensagens em redes sociais infectados, que instalam no computador um malware chamado “Bolware”. O malware, por sua vez, compromete os navegadores da web. Os boletos emitidos modificam as trilhas no código de barras que identifica a conta de quem vai receber o pagamento e o valor cai na conta dos fraudadores.

A fraude foi detectada pela RSA Research, divisão de cibersegurança da empresa EMC, e está sendo investigada pelo FBI e pela Polícia Federal. Segundo informações da RSA, o golpe tem o Brasil como alvo principal, já que os consumidores brasileiros utilizam em larga escala os boletos como meio de pagamento.





Fonte: COMPUTERWORLD

Autor

Marcelo Gomes
marcelo@totalsecurity.com.br www.totalsecurity.com.br

Analista de sistemas e programador, atua profissionalmente com desenvolvimento desde 1993. Passou por diversas áreas com sistemas desktop até conhecer a web e, desde então, focou no desenvolvimento de projetos próprios nessa plataforma online.  Colaborador de várias revistas, teve alguns de seus maiores artigos publicados pela editora Digerati.

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/3112/visualizar/