Total Security - www.totalsecurity.com.br
Gerais
Sábado - 03 de Janeiro de 2004 às 12:17
Por: R0NiN

    Imprimir


O jornalista e dissidente vietnamita Nguyen Vu Binh, detido em 2002 e acusado de espionagem por ter divulgado na Internet documentos sobre um acordo de fronteira entre Vietnã e China, foi condenado na última quarta-feira a sete anos de prisão, informaram fontes judiciais em Hanói.O Tribunal Popular de Hanói também impôs a Binh três anos de liberdade vigiada, ao final de um rápido julgamento que durou menos de três horas. "Foi acusado de dois crimes, um envolvendo o acordo de fronteira e outro a obtenção de informações e documentos com o objetivo de divulgá-los no estrangeiro via Internet", segundo as fontes.

Binh, de 35 anos, foi detido em julho de 2002 e acusado de espionagem dois meses depois, após colocar um artigo na internet criticando os acordos de fronteira firmados com a China em 1999. Ex-jornalista de um diário do Partido Comunista Vietnamita (PCV), o Tap Chi Cong San, Vu Binh pediu demissão em janeiro de 2001 para formar o Partido Liberal Democrático.

O dissidente também participou, em 2001, da criação de uma agência contra a corrupção, à margem do governo, segundo a organização americana Human Rights Watch. A Human Rights Watch (HRW) e a Anistia Internacional (AI) exigiram na segunda-feira passada a imediata e incondicional libertação do dissidente.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/301/visualizar/