Total Security - www.totalsecurity.com.br
Gerais
Sexta - 26 de Dezembro de 2003 às 22:48
Por: j0shua

    Imprimir


A Microsoft tem um novo projeto para tentar solucionar ou pelo menos diminuir o problema do spam na Internet.Trata-se do Penny Black Project, baseado na criação de um selo que transfere o custa da emissão de uma carta ao remetente - o que revolucionou o sistema postal britânico em 1830.

"A idéia básica que estamos tentando desenvolver é tornar possível o remetente pagar pelo e-mail que ele enviar", explicou Ted Wobber, do grupo de pesquisa da Microsoft, em reportagem publicada no site da BBC Brasil.

O parâmetro de cobrança não seria dinheiro vivo, mas memória e poder computacional necessários ao PC para o processamento das mensagens. "Para cada pedaço de e-mail enviado, tira-se entre 10 e 20 segundos de energia do computador", explicou Wobber. Pelos cálculos do grupo, se um dia possui 80 mil segundos, a taxa eletrônica de 10 segundos obrigaria os spammers a enviarem, no máximo, 8 mil mensagens por dia. Assim, quem quisesse continuar com a prática usual hoje de enviar milhões de mensagens por dia, teria que investir em máquinas muito sofisticadas.

Acreditam os pesquisadores que enviar as mensagens indesejadas pode se tornar, assim, muito caro no futuro.

A reportagem da BBC cita um consultor da MessaLabs, Paul Wood, que aprovou a idéia. Ele diz que um dos grandes problemas do spam é que ele não custa nada para ser enviado, mas enlouquece os receptores além de entupir a Internet. Por outro lado, acredita Wood, para o sistema funcionar ele não deve ser propriedade da Microsoft.

Para ler mais, acesse o site da Microsoft sobre o Projeto Penny Black (em inglês).




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/284/visualizar/