Total Security - www.totalsecurity.com.br
Virus & Malware
Quarta - 24 de Outubro de 2012 às 08:48

    Imprimir


A quantidade de malwares para dispositivos móveis Android aumentou neste ano, de 30 mil espécimes em junho, para quase 175 mil em setembro, de acordo com relatório de segurança da Trend Micro para o terceiro trimestre deste ano.

"Na previsão anterior, calculamos que haveria 125 mil malwares até o final do ano. O Google nos chamou de charlatões", disse o chefe de tecnologia da Trend Micro, Raimund Genes, que diz que a empresa de segurança está contando variantes de malware Android assim como faz com espécimes  Windows.

O estudo mostrou que as versões falsificadas de aplicativos legítimos Android são o tipo mais predominante de malware, chegando a 29 309. Apesar do aumento no número de malwares móveis, ele ainda é muito abaixo dos milhões de variantes baseados em Windows.

O relatório da Trend Micro também focou em uma área de crescente preocupação: adwares (anúncios não-oficiais que podem comprometer a segurança na rede). A empresa elaborou um “Top 10 Adwares mais Agressivos para Android", uma lista de anúncios maliciosos que podem coletar grande quantidade de informações pessoais.

Uma grande parte desses adwares chegam ao usuário final por meio do próprio Google Play e, às vezes, é retirada da loja oficial quando são feitas reclamações. Mas, na visão da Trend Micro, esse mercado é considerado traiçoeiro, se ele apenas coleta dados pessoais do usuário, fora do propósito declarado pelo desenvolvedor do adware - incluindo acordos de licenciamento.

As informações coletadas podem ser qualquer coisa, desde dados de geolocalização, até mesmo número de identificação exclusiva (ID) de telefones e números que o usuário realizou chamadas, ou lista de contatos, disse Genes. Muitas vezes, "não há maneiras de optar pelo não-recolhimento de dados", observa ele. "Na Europa, é ilegal coletar esse tipo de informação."




Fonte: IDGNOW

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/2751/visualizar/