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Sexta - 11 de Maio de 2012 às 08:23

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Um brasileiro postou em sua página no Facebook  que havia sido escolhido “por causa de seu canal no YouTube” para receber 50 cópias do game Diablo III, e teria decidido fazer um sorteio entre os usuários que curtissem a página e a uma foto, que exibia caixas do game, que será lançado no próximo dia 15. No entanto, tudo não passa de uma farsa. 

Todavia, diante da oferta tentadora em conseguir de graça o título esperado há 12 anos, a imagem se tornou um viral e, em menos de 3 horas, já havia sido compartilhada mais de 11 mil vezes, e mais de 10 mil pessoas curtiram a imagem na esperança de conseguir o game; o dono do perfil garantia que o sorteio seria filmado em 14/5 (um dia antes do lançamento) e as cópias enviadas em 5/6. Até o fechamento da reportagem, a suposta fotografia tinha sido curtida mais de 30 mil vezes, e 34 mil pessoas compartilharam o post. A página, chamada Animalle, tinha cerca de 3 mil fãs na noite de ontem, e agora já ultrapassou os 7 mil. 

“Por causa dos meus vídeos [minha página] foi escolhida para sortear 50 Diablos III e por isso para participar é facil, basta curtir e dar share nessa Imagem que ja vai estar concorrendo!! (sic)”, dizia o post. Contatada, a Blizzard Brasil afirmou que não entrou em contato com essa pessoa ou cedeu cópias do jogo para essa finalidade no país. Além disso, o representante da empresa afirmou que, na imagem, é possível identificar a capa da edição europeia do game, diferente da brasileira, que possui um selo vermelho de classificação etária do Ministério da Educação. 

Algumas pessoas mais desconfiadas procuraram informações nos fóruns oficiais do jogo, e obtiveram a mesma resposta de “Rhastion”, como é conhecido o responsável por administrar grande parte dos fóruns de games da Blizzard no país. “FAKE (falso), espalhe para a comunidade. Não conhecemos o dono da página, muito menos endossamos o que ele está fazendo”, afirmou em uma das páginas de discussão do Diablo III. Outra razão que deixou muitas pessoas desconfiadas foi que exatamente a mesma imagem foi postada horas antes no site de humor 9GAG, com um título que dava a crer que a foto teria sido tirada no interior de uma GameStop, franquia de vendas de games norte-americana. 

Esse tipo de golpe no Facebook se tornou muito comum, e, geralmente, tem o objetivo de angariar o maior número possível de fãs, na tentativa de tornar a página mais popular. Um método parecido foi utilizado por um perfil que anunciou um falso sorteio de iPhones 4S, que acabou enganando mais de 200 mil pessoas. Os posts, geralmente, são apagados pouco tempo depois, e o dono do endereço começa a inserir outras imagens para tentar manter a popularidade da página. Até o momento, a página e a foto continuam no ar.




Fonte: IDGNOW

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