Total Security - www.totalsecurity.com.br
Gerais
Domingo - 21 de Dezembro de 2003 às 12:31
Por: R0NiN

    Imprimir


A Sun está preparando um novo visual para os sistemas operacionais com o objetivo de acabar com a supremacia do Windows. Batizado de Looking Glass, o projeto consiste num desktop em 3D que pretende introduzir um novo conceito de manipulação de objetos. O modelo é pretensioso e ainda não tem data de lançamento, mas conta com a credibilidade de estar sendo desenvolvido pelo mesmo grupo que criou o Java.

Antes eram janelas lado a lado. Agora, organizadas por menu. O futuro, segundo a Sun, trará um desktop em três dimensões, aplicações organizadas com imagens e fotos, transparências e possibilidade de fazer anotações diretamente nas páginas visitadas no navegador.

- O Looking Glass é um projeto em desenvolvimento que pretende ser uma interface inovadora para o Java Desktop System, substituindo a Gnome utilizada hoje - conta Michael Yuan, gerente de Software da Sun no Brasil.

A nova interface gráfica está sendo desenvolvida com tecnologia Java e Open GL (ferramenta de programação gráfica). No site da Sun é possível assistir a alguns vídeos demonstrativos, e a experiência encanta qualquer usuário. Nas exibições, qualquer pessoa se sente dentro de um ambiente 3D e é capaz de manipular objetos com profundidade. Mas Yuan lembra que o projeto pretende ser mais que uma interface bonita:

- Com o novo desktop, a interface de trabalho fica mais produtiva. A sobreposição de janelas permite maior agilidade e é organização da área de trabalho. Além disso, o 3D garante liberdade maior para movimentar as janelas. Isso sem falar na opção de anotar diretamente no browser.

O projeto está sendo desenvolvido para trabalhar com os ambientes Solaris e Linux. Quando estiver completo, será compatível com aplicações desenvolvidas em 3D sem necessidade de alterações no programa original.

Ainda não há versão de teste nem previsão de lançamento. Segundo Yuan, o público-alvo inicial é o mercado corporativo como call centers e estações de trabalho, mas pretende abranger o consumidor final. A Microsoft já anunciou que o Longhorn, nome de código do novo Windows, que será lançado em 2005, também trará características 3D na interface gráfica.

O projeto da Sun faz parte de uma série de estratégias para a popularização da linguagem de programação Java e ampliação do mercado consumidor de seus sistemas. Recentemente, a Sun fechou um acordo com a China para a venda de pelos menos 200 milhões de cópias do Java Desktop System.

Ao que tudo indica, há mercado para os softwares em torno do Linux que, além de mais barato do que o Windows, pode ser copiado e modificado livremente. É recriando o desktop que a Sun pretende abalar a liderança isolada da Microsoft.



Fonte: JBOnline




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/262/visualizar/