Total Security - www.totalsecurity.com.br
Internet
Sexta - 01 de Abril de 2011 às 09:51

    Imprimir


A audiência do Facebook continua crescendo em ritmo acelerado no Brasil. A rede teve 17,9 milhões de visitantes únicos em fevereiro, mais que o triplo se comparado ao mesmo mês do ano passado, quando obteve 5 milhões.

O Orkut, por outro lado, aumentou sua popularidade em 25% - um oitavo do crescimento do concorrente – chegando a 32,41 milhões.

O melhor momento do Facebook, por sinal, foi justamente o pior para o Orkut. Se de dezembro a fevereiro sua audiência aumentou em 45%, a de seu rival caiu pela primeira vez em um ano: 0,8%.

A rede de Zuckerberg nunca havia atingido a metade da audiência do site da Google, utilizado quase que exclusivamente por brasileiros. Na Índia, outra região onde reinava como principal portal social, ele perdeu a primeira colocação para o Facebook em setembro de 2010.

É importante destacar que os dados são referentes ao número de visitantes únicos, que não são, necessariamente, usuários dos sites em questão. Além disso, o instituto comScore – responsável pela pesquisa – só contabiliza internautas acima de 15 anos.

2012?
O analista do Ibope Nielsen, José Calazans, em entrevista ao jornal Estado de São Paull, lembrou o que ocorreu em outros países para apontar o que pode acontecer no Brasil:

“Nos Estados Unidos, Inglaterra, Espanha e Alemanha, a rede social dominante antes do Facebook só começou a cair quatro meses depois que este atingiu a mesma audiência deles”, afirmou.

Embora o número de visitantes únicos do Orkut já tenha diminuído em fevereiro – antes, portanto, de ser alcançado pelo rival – vale lembrar que a média deidade de seus usuários é bem menor que a do Facebook, ou seja, grande parte deles, devido às férias escolares, podem ter acessado mais o site no mês anterior, o que provocou uma queda natural no período seguinte.

De qualquer forma, os índices de crescimento apontam para uma tendência. Se eles se mantiverem nos mesmos patamares, o Facebook ultrapassará o Orkut no País ainda em 2011. Entretanto, trata-se de uma aposta arriscada, visto que, entre agosto de 2009 (1,5 milhão de visitantes únicos) e 2010, o crescimento do Facebook foi de quase 500%, bem maior, portanto, que os 249% na comparação entre fevereiro do ano passado e fevereiro deste ano. Ou seja, por mais que sua ascensão seja impressionante, ela vem desacelerando.





Fonte: IDGNOW

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/2470/visualizar/