Total Security - www.totalsecurity.com.br
Internet
Sábado - 08 de Janeiro de 2011 às 10:58

    Imprimir


O Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) enviou ao Twitter uma ordem judicial para que o serviço revele informações sobre as contas relacionadas com pessoas associadas WikiLeaks. A próprio Wikileaks denunciou a ação, via Twitter. Ativistas do Wikileaks também começaram a denunciar a ação do DOJ, via Twitter, em suas contas pessoais no serviço.

Birgitta Jonsdottir, ativista do Wikileaks e membro do parlamento da Islândia, chega a afirmar ter iniciado "uma batalha jurídica para impedir os EUA se apodere" de suas mensagens, após ser informado pela Twitter sobre a intimação. "O departamento de justiça está requisitando informações ao Twitter. Tenho 10 dias para impedi-lo através do processo legal", explica em uma um de seus tweets publicados na madrugada deste sábado, 8/1.

Ao jornal inglês "Guardian", Marc Rotenberg, presidente do Electronic Privacy Information Centre (EPIC), alerta que o governo tem o direito de obter informações, mas que tem de ser feito de forma lícita, através de um processo legal que poderia determinar o envio de intimações desse tipo. "Parece improvável para mim. Mas é uma grande questão aqui nos EUA", disse Rotenberg, lembrando que o governo americano tem procurado meios de processar o Wikileaks após o vazamento de uma série de mais de 250 mil documentos diplomáticos norte-americanos. Até o momento, o Wikileaks e seus parceiros publicaram 2.700 dos 250 mil documentos obtidos.

Procurado por jornais e agências de notícias, o Twitter nega-se a comentar o caso.

Membros do WikiLeaks suspeitam que outras empresas americanas de internet foram procuradas por autoridades americanas como parte de uma investigação em curso.





Fonte: IDGNOW

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/2354/visualizar/