Total Security - www.totalsecurity.com.br
Segurança
Quinta - 11 de Novembro de 2010 às 17:06

    Imprimir


A fabricante francesa Gemalto apresentou na última quarta-feira (10/11) uma nova tecnologia de segurança para transações bancárias e pagamentos online via cartão de crédito. 

Além do número de identificação e do nome do proprietário, o cartão "inteligente", chamado de Ezio, possui na sua superfície um pequeno botão que, quando pressionado, gera uma senha e a exibe em um pequeno painel digital. O código é utilizável apenas uma vez e deve ser gerado a cada nova transação.

O intuito da empresa é que este recurso seja uma segunda forma de autenticação, complementando dados obrigatórios para se conectar a um banco pela web, como nome/número do cartão e senha. Embora a técnica de geração de um segundo código não seja infalível ou totalmente imune a um ataque, atualmente, ela é considerada muito mais segura do que outros métodos. 

Hoje, muitos bancos já oferecem suporte a utilização de senhas dinâmicas como uma maneira segura de validação de cadastro. No entanto, normalmente, os clientes precisam usar um segundo dispositivo, como um smartphone, por exemplo, ou um cartão de tabela de senhas. 

Ainda não há uma data definida para a chegada da tecnologia ao mercado, mas, segundo a Gemalto, ele já está sendo testado por um banco europeu. 

"Os bancos não precisarão fazer grandes mudanças em seus sistemas de TI para implantar esta nova tecnologia, porque muitas instituições financeiras já oferecem suporte a utilização de senhas únicas. Além disso, ela também não irá impor nenhuma grande mudança no modo como os consumidores interagem com os bancos", disse o gerente da empresa para o mercado norte-americano, Adam Dolby.

"O valor real dessa tecnologia virá quando ela puder ser usada não apenas para transações de e-banking, mas para qualquer transação na web", afirma o analista da empresa de pesquisa Gartner, Avivah Litan.





Fonte: IDG NOW

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/2256/visualizar/