Total Security - www.totalsecurity.com.br
Internet
Quinta - 07 de Outubro de 2010 às 04:37
Por: Marcelo Gomes

    Imprimir


O navegador Chrome, da Google, faz verificações constantes no site da empresa para validar o acesso a um site.  Se o site a ser acessado estiver marcado como uma página que possa conter um malware (aplicativos ou arquivos nocivos ao computador), é exibida uma tela vermelha de alerta, informando que há um possível perigo na página.

Se houvesse uma verificação consistente e uma real ameaça para o usuário, esse aviso até que seria válido.  Porém, a verificação do Google não se baseia em fatos reais, mas sim em suposições.  Se algum código no site  APARENTA ser malicioso, por qualquer fórmula que a Google tenha desenvolvido (ou copiado), o site já entra na BlackList e esse aviso vermelho gigante inoportuno é apresentado a todos os visitantes, causando pânico em quem acessa e grande prejuízo moral e financeiro ao site acessado, pois com certeza o usuário não vai querer arriscar o acesso ao site que a poderosa Google está avisando que pode prejudicá-lo.

E não para por aí.  Qualquer site que faça acesso ao suposto site com malware também é prejudicado.  O simples fato do site A pegar uma imagem jpg via link direto ao site B (que está na blacklist), também faz aparecer o aviso vermelho de perigo no site A.  A corrente de prejuízos se estende de tal forma que, se por acaso todos os sites fossem linkados, por qualquer imagem ou simples html, toda a internet exibiria um alerta de perigo ao usuário.  

Então, caros programadores da Google, baseado em que é essa afirmação de que um site tem malware?  

Em algumas pesquisas, verifiquei que existe uma página na Google que qualquer usuário pode acessar e informar, via formulário anônimo, que um site contém um malware.  Se isso for o suficiente pra Google acreditar que determinado site tem malware, a concorrência já tem mais um meio de prejudicar seus adversários.  

Mas a grande palhaçada é que a Google também dispõe de um link para o dono do site informar "Hey, meu site não tem malware", porém com o tipo de acesso "Já limpei o meu site e agora ele não tem mais malware".  A Google não admite estar errada em momento nenhum.  Se eles disseram que tem malware, é porque tem.  E no máximo o dono do site pode se redimir assumindo, obrigatoriamente, que teve culpa e dizendo que já limpou o site.  Mesmo que o site dele nunca tivesse um malware qualquer.

Infelizmente, meus caros administradores, a realidade é dura.  Mesmo informando que o seu site não tem malware, e pedindo pelo amor de Deus que eles tirem essa maldita tela vermelha do seu site, eles demoram em torno de 5 dias úteis (ou mais em alguns casos) para tirar o seu site da blacklist.  Enquanto isso, com ou sem motivo, você arcará com prejuízos morais e financeiros, com a fuga dos usuários do seu site.  

E viva o Internet Explorer, que não tem essas palhaçadas.

(abaixo, em vermelho, uma imagem da tela mostrada ao usuário pela suposição de malware em outro site relacionado, informando que a culpa seria de simples arquivos de imagem em jpg, que são fotos das notícias exibidas)





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/2229/visualizar/