Total Security - www.totalsecurity.com.br
Gerais
Sexta - 12 de Dezembro de 2003 às 06:59
Por: R0NiN

    Imprimir


Pesquisadores da universidade de Harvard conseguiram parar, por uma fração de segundo, um pulso de luz, e depois liberá-lo sem nenhuma alteração em suas caracterísiticas.A façanha foi realizada por uma equipe liderada pelo Dr. Ronald L. Wlasworth e Dr. Mikhail D. Lukin, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, em Cambridge, nos EUA.

O experimento consistia em fazer um facho de luz atravessar um recipiente selado de vidro contendo vapor de rubídio. Neste ambiente especialmente preparado, a luz foi ficando cada vez mais fraca até parar, por uma fração de segundo. Um segundo facho atravessando o mesmo ambiente mudou a interação dos átomos de rubídio com os fótons, partículas que compõem a luz, e liberou o primeiro facho, que deixou o recipiente com as mesmas propriedades de quando entrou.

Dois anos atrás uma equipe liberada pelo Dr. Lene Vestergaard Hau, também de Harvard, conseguiu reduzir a velocidade da luz para cerca de 61 quilômetros por hora, usando lasers e uma atmosfera especialmente preparada de vapor de sódio resfriado. A descoberta pode abrir as portas para o desenvolvimento de tecnologias como a computação e criptografia quântica, que atualmente esbarram na necessidade de uma forma confiável de manipular a luz.

Fonte: Magnet




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/220/visualizar/