Total Security - www.totalsecurity.com.br
Segurança
Segunda - 03 de Dezembro de 2007 às 17:30
Por: Luiz Celso

    Imprimir


Estudo revela que 79% dos brasileiros estão muito ou extremamente preocupados com o roubo de identidade. O levantamento realizado pela Independent Communications Research e divulgado pela Unisys ouviu aproximadamente 1,5 mil brasileiros de 18 a 60 anos das classes A, B e C.

O grau de preocupação dos entrevistados com o problema foi avaliado por uma escala indicativa de zero a 300, na qual zero representa “nenhuma preocupação” e 300 “preocupação extrema”. Destes, 41% afirmou estar ‘extremamente preocupado’, com o roubo de identidade, 38% ‘muito preocupados’ e 6% não estão ‘nada preocupados’ com essas ameaças.

“O roubo da identidade digital é uma fraude que tem crescido no Brasil, pois a cada dia aumenta o número de pessoas com acesso a Internet, consequentemente as movimentações bancárias online e as compras virtuais, muitas vezes realizadas por internautas despreocupados com indicadores básicos de segurança”, afirma o especialista em segurança digital e diretor da OS&T Informática, Sérgio Leandro. De acordo com um levantamento do instituto e-bit, a participação desses internautas com renda inferior a R$ 1 mil subiu de 6%, em 2001, para 8% em 2006 e deverá crescer 40% nos próximos cinco anos.

Ainda de acordo com Leandro, para realização das fraudes os invasores estão usando táticas como o envio de e-mails que estimulam a curiosidade dos internautas, por exemplo, anúncios de fotos inéditas de desastres recentes, mensagens em anexo com revelações sobre a vida íntima do intenauta e os links de promoções fantásticas. “Ao clicar no e-mail, um software é baixado no computador. Sem que o usuário perceba, são coletados números de contas bancárias e de cartões de crédito e as respectivas senhas. A vítima só vai descobrir o golpe quando aparecer um rombo em sua conta corrente”, acrescenta.

O principal responsável é o golpe do phishing, modalidade de fraude eletrônica em que mensagens falsas são enviadas para enganar os internautas e instalar os programas maliciosos de roubo de identidade. O problema não é novo, mas tem crescido de forma tão assustadora que já superou o volume de vírus de computador. Diariamente, quase 8 milhões de e-mails de phishing são disparados para usuários de todo o mundo, em especial do Brasil e dos Estados Unidos.


Fonte: WNews




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/2102/visualizar/