Total Security - www.totalsecurity.com.br
Segurança
Quarta - 07 de Novembro de 2007 às 14:17
Por: Luiz Celso

    Imprimir


Pesquisadores da Universidade de Newcastle, na Inglaterra, criaram um novo sistema de segurança para dispositivos móveis baseado em senha gráfica. Ao invés de usar letras e números para as senhas, o programa utiliza desenhos. Os testes mostram que a senha gráfica é mais segura do que as senhas tradicionais, além de serem mais fáceis de serem lembradas.

Muitas pessoas acham difícil lembrar as senhas, por isso escolhem palavras que são fáceis de se lembrar, ficando mais suscetíveis à ação dos crackers, diz o cientista da computação, Jeff Yan, que coordenou o trabalho, de acordo com o site Inovação Tecnológica.

Desenhe sua senha

O novo sistema de segurança, batizado de Desenhe um Segredo, permite que o usuário desenhe sua senha na forma de uma imagem, criada à mão livre sobre um fundo reticulado.

O programa armazena o desenho na forma de uma seqüência ordenada de células, cada célula correspondendo a um quadrado do reticulado. Além da imagem propriamente dita, o programa guarda também quantas vezes a caneta é levantada.

Imagem de background

Os pesquisadores descobriram que a colocação de uma imagem de background por trás do quadriculado não apenas facilita a lembrança da senha, mas também faz com que os usuários desenhem senhas menos previsíveis, maiores e mais complexas - logo, muito mais seguras.

Por exemplo, se a pessoa escolhe a imagem de uma flor para background e desenha como senha uma borboleta sobre a flor, o que ele deverá se lembrar é onde começa e onde termina o desenho, que deverá estar contido na mesma porção do quadriculado - afinal, é virtualmente impossível fazer dois desenhos à mão livre exatamente iguais.


Fonte: WNews




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/2068/visualizar/