Total Security - www.totalsecurity.com.br
Antivírus
Quarta - 22 de Agosto de 2007 às 14:34
Por: Luiz Celso

    Imprimir


O trojan Storm, que surgiu pela primeira vez em janeiro deste ano, se reinventou e, esta semana, apareceu como uma mensagem de confirmação do cadastro em um site.

A vida deste malware começou como um anexo em e-mails com notícias provocativas, depois se passando por notificações falsas de cartões online e até propagandas de fotografias pornográficas.

As campanhas anteriores duraram semanas, mas as últimas formas de spam relacionadas ao Storm estão mudando com velocidade muito maior. O sistema binário do Storm muda a cada 30 minutos.

Os mais recentes e-mails se passam por mensagens para confirmar a criação de uma conta que o usuário supostamente criou em um site. O spam varia os sites apresentados, como “CoolPics”, “Joke-A-Day” e “Web Players”, segundo o SANS Institute.

Os e-mails pedem que o usuário faça o login no site - cujo endereço é um número de IP - para mudar seus detalhes temporários de login.

O site envia códigos maliciosos ao sistema do usuário por meio de uma exploração no Winamp, além de pedir que o usuário faça o download do trojan, com o nome “applet.exe”.

Série Segurança Digital:
> Diário de um vítima online
> Entenda o que são worms e vírus e proteja-se
> Aprenda a identificar um phishing
> Descubra como ignorar os spams
> Feche a guarda aos cavalos-de-tróia
> Saiba como desmascarar os rootkits
> Proteja-se dos softwares espiões

De acordo com o SANS, as empresas que oferecem soluções de segurança estão atualizando seus programas para reconhecer e bloquear esta recente fraude do Storm.

Segundo Johannes Ullrich, do Internet Storm Center da SANS, a prevalência do Storm pode significar que o bombardeio atual de spams é uma “causa perdida”.


Fonte: IDG Now!




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/1988/visualizar/