Total Security - www.totalsecurity.com.br
Network
Terça - 27 de Março de 2007 às 18:39
Por: Luiz Celso

    Imprimir


Um em cada dez internautas britânicos sofreu algum tipo de ataque online por parte de crackers em 2006, gerando prejuízos de 875 libras (cerca de R$ 3,56 mil), em média, para cada usuário. É o que diz uma pesquisa realizada no Reino Unido pelo programa Get Safe Online em parceria com a consultoria YouGov e que contou com a participação de 2,4 mil usuários.

Do total de vítimas, 6% delas foram apanhadas por crackers ao fazer compras online, 4% foram abordadas ao navegar por sites em geral e 3% foram enganadas por meio de phishings ou spywares, que se apoderaram de suas senhas bancárias ou números de cartões de crédito. Um dado preocupante do estudo indica ainda que mais da metade das pessoas que foram prejudicadas pelos golpes não seguiram os passos básicos para se proteger na Web.

O relatório indica ainda que 49% dos entrevistados não tinham proteção antispyware, enquanto 20% confessaram que já haviam respondido mensagens de spam. Além disso, 10% das pessoas disseram clicar em links de spams que chegavam via e-mail , 25% delas declararam que nunca mudaram suas senhas na Web e 5% usam um único password para todos os lugares de acesso restrito. Para completar o quadro, menos de 50% dos internautas se sentem responsáveis por sua segurança na Internet .

“Precisamos conscientizar os internautas para que eles tomem as mesmas precauções básicas na Internet, como quando realizam transações em lojas normais”, declarou Pat McFadden, um dos autores da pesquisa. Ainda de acordo com Tony Neate, diretor administrativo da Get Safe Online, “se o usuário tiver mais cuidado na hora de proteger suas informações pessoais, será possível reduzir sensivelmente as atividades criminais na Web”.


Fonte: Módulo Security News




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/1783/visualizar/