Total Security - www.totalsecurity.com.br
Antivírus
Terça - 27 de Fevereiro de 2007 às 12:59
Por: Luiz Celso

    Imprimir


O número de phishings e vírus invisíveis aumentou duas vezes e meia em relação a 2005, mostra pesquisa da SonicWall, fabricante de soluções de segurança. No entanto, segundo o estudo, atualmente, os internautas enfrentam o perigo de ataques combinados de spam, phishing, vírus e DHA.

O roubo online está mais sofisticado, invisível e universal. Hoje o alvo de criadores de spams não se limita apenas a empresas, mas atinge também a pessoa física, diz Gleb Budman, diretor sênior de e-mail Security da empresa. Os bancos estão entre as dez instituições mais atingidas por spams, de acordo com o relatório.

O estudo revela que atualmente o principal objetivo dos spammers é dinheiro, por isso o número de spams que promovem o roubo em grande escala vem aumentando. Em 2006, o lucro com spams quadruplicou, passando de US$ 257 para US$ 1.244 por vítima, de acordo com relatório da consultoria Gartner de novembro do ano passado. O número de spams na forma de imagem, que tentam ludibriar os filtros de e-mail usando imagens no lugar de texto, aumentou cerca de 500% em 2006, enquanto o aqueles cujo objetivo é incentivar a compra de algum produto cresceram cerca de 400% no mesmo período.

A pesquisa mostra também que os e-mails irrelevantes ou não-solicitados prosseguem como o maior incômodo para os usuários de mensagens eletrônicas. Este tipo de problema cresceu 230% em 2006. “Presenciamos um aumento de 274% no volume de e-mails não-solicitados durante o ano, metade deles spams, constata o executivo. Para se proteger de mensagens não solicitadas, a dica de Budman é conferir se o filtro de e-mail está devidamente configurado.

O número de ataques DHA, mensagens enviadas para endereços corporativos inexistentes, aumentou 505,6%. Já os ataques phishing aumentaram 64%. Embora o número de vírus que apenas distraem a atenção tenha diminuído, a SonicWALL registrou um aumento de spywares e keystroke loggers destinados a roubar informações pessoais confidenciais e um aumento também na distribuição dos chamados vírus “invisíveis”, cujo objetivo é seqüestrar computadores para serem usados como servidores de spam.

“São necessárias apenas algumas centenas de sistemas para compor uma “botnet” capaz de enviar centenas de milhões de spams”, continuou Budman. “As máquinas zumbis são ativadas em série e depois agem de forma imperceptível, dessa forma a infecção passa desapercebida por um longo tempo. Elas são responsáveis pelo grande aumento do número de spams”.


Fonte: WNews




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/1736/visualizar/