Total Security - www.totalsecurity.com.br
Gerais
Segunda - 04 de Dezembro de 2006 às 21:11
Por: Luiz Celso

    Imprimir


O gadget Nike + iPod http://www.apple.com/ipod/nike/, dispositivo que conecta um sensor instalado no tênis ao iPod e que permite ao usuário obter informações como a distância percorrida e a velocidade, pode também servir para fins pouco éticos. Essa é a conclusão de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Washington, no qual o acessório é considerado uma ameaça à privacidade do usuário, pois pode ajudar a criminosos rastrear o usuário enquanto está realizando sua caminhada.

Segundo o site The Register http://www.theregister.co.uk/2006/12/04/nike_ipod_security_threat/, o problema reside na área de cobertura do sensor que fica no calçado, que se baseia na tecnologia de rádio-freqüêncdia RFID. Embora os dados que ele envia ao receptor instalado no iPod sejam criptografados, o seu alcance chega a pouco mais de 18 metros, o que possibilitaria a uma pessoa má intencionada rastrear os movimentos do dono do Nike + iPod. Essa pessoa poderia usar essas informações para comprometer a sua privacidade e segurança, dizia o comunicado oficial dos pesquisadores. Quando você está caminhando com o sensor Nike + iPod, ele transmite mensagens por meio de ondas de rádio. Essas mensagens podem ser potencialmente privadas pois podem revelar onde você está.

Um pequeno computador devidamente equipado seria o suficiente para captar os dados do sensor RFID. Se instalado próximo à residência do usuário do Nike + iPod - como em um arbusto no meio do jardim - toda vez que o tênis passar por ali, o equipamento poderia dar um alerta a seu dono, dizendo que a residência está desabitada naquele momento, o que pode ser uma boa oportunidade para a ação de ladrões. Em um cenário mais extremo, uma rede de sensores instalados em determinado perímetro poderia ajudar a criminosos controlar a movimentação de mais de um usuário do Nike + iPod. Para os pesquisadores, essa última possibilidade não seria nem difícil, nem cara de ser realizada. Nosso protótipo prova que uma pessoa pode construir um equipamento completo de rastreamento com menos de US$ 250 (R$ ).Fonte: WNews




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/1539/visualizar/