Total Security - www.totalsecurity.com.br
Hackers e Cia
Sexta - 16 de Dezembro de 2005 às 15:02
Por: escritor

    Imprimir


A rivalidade histórica entre Chile e Peru chegou também ao ciberespaço, e hackers chilenos e peruanos têm lançado ataques contra os websites dos governos do país vizinho.
Eles colocam inscrições nacionalistas nas páginas na internet do outro país, com reivindicações sobre uma região marítima em disputa, além de outros motivos de polêmica como uma bebida regional chamada pisco.

No mais recente ataque do gênero, um site do Judiciário peruano foi invadido por um suposto hacker chileno.

Entre as mensagens deixadas pelo pirata estava "Lutamos pelo que é nosso. O oceano e Pisco são chilenos". Havia também insultos aos peruanos.

Revide

O Peru acredita que a ação tenha sido uma retaliação, após um hacker peruano chamado Cyber Alexis ter invadido o site do Escritório de Emergência Nacional Chileno.

Segundo relatos na imprensa, ele deixou recados na página que diziam "Fazemos o que quisermos com nossa política e nosso oceano" e "Ninguém consegue igualar a qualidade do ceviche (prato típico da culinária peruana, um peixe com molho de limão) e do pisco".

As autoridades chilenas e peruanas estão agora aumentando a segurança de suas páginas na internet para evitar novos episódios. Nesta quinta-feira (15/12),o site chileno alvejado ainda tinha uma mensagem de "em manutenção".

Os dois países têm divergências sobre a demarcação de fronteiras marítimas em zonas de pesca no Oceano Pacífico.

O Peru diz ser sua uma área de 37,9 mil quilômetros quadrados atualmente sob controle chileno.

No passado, os dois países já se enfrentaram sobre os direitos de exploração comercial do Pisco, bebida alcoólica que o Peru diz ser a sua marca registrada mas que é produzida em grande escala no Chile.

As disputas de fronteiras entre os dois países acontecem desde o século 19.

Fonte:BBCBrasil.com





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/1009/visualizar/